segunda-feira, 9 de março de 2009

Diz-me com quem andas...

Independentemente de quem está no poder, as relações do Estado português com o Governo de Angola têm sido alvo de controvérsia ao longo dos anos. Mais importante que as relações institucionais entre duas nações (nem que sejam as mínimas), parece-me importante reflectir sobre as atitudes dos partidos políticos portugueses face à visita do Presidente José Eduardo dos Santos ao nosso país (NOTICIA).

Que o Partido Comunista aplauda o regime angolano não constitui nenhuma novidade por parte de quem já defende a Coreia do Norte e a soberania da China contra o Tibete. Contudo, suscita-me alguma estranheza o facto do PS e PSD serem coniventes e/ou passivos em relação a este assunto.

O défice de democracia é claro e evidente e causa alguma estupefacção esta aparente subjugação ao “novo-riquismo” Angolano em detrimento da consciência moral que os partidos políticos portugueses deveriam ter face ao problema dos direitos humanos em Angola, na medida em que não podem ser esquecidas todas as atrocidades cometidas pelo MPLA, sobre o próprio povo, desde a independência de Angola.

Estranha-se mais o PSD, pois ao PS já são amplamente conhecidas as amizades com Chavez e Kadafi, por oposição à falta de coragem em, por exemplo, receber oficialmente o Dalai Lama.

De louvar a oposição a este “satus quo” quer do CDS quer do BE (apesar das razões serem bem diferentes) que vão mantendo aceso o debate da “inocente” relação do Governo com tudo que é ditador.

Como sempre ouvi dizer à minha mãe “diz-me com quem andas……….”

Sem comentários:

Enviar um comentário