sexta-feira, 6 de março de 2009

credibilidade ?

Penso que quando a suspeição é lançada, da forma que tem sido nos últimos meses, cabe a todos uma reflexão profunda, não só no futebol em particular, mas no estado da nação em geral. Porque o problema é mesmo esse SUSPEIÇÃO! O que diz o mais comum dos portugueses quando inquirido sobre a credibilidade dos tribunais, das investigações criminais ou da própria justiça? O que ouvimos diariamente quando ligamos a TV, e as casas pias, a pequena esmeralda ou mesmo o caso maddy nos invadem a privacidade, não só em formato de notícia, mas sempre com o “sábio” comentário popular que se segue? Ouvimos o de sempre. Que não há justiça, que não se acredita nos tribunais, nem nas polícias. Mas se quisermos generalizar, o que pensa o mesmo povo dos políticos? Tem credibilidade? A resposta a esta pergunta transforma-se em chavão, “são todos iguais” ou então "Já não acredito em nenhum”. Quando saímos da politica e entramos por exemplo nos grandes empresários? Ainda na voz do povo “não passam de uns chulos, todos corruptos!”

Encaro com uma certa naturalidade que no caso do futebol a opinião popular seja igual.

Disse e repito! O problema esta na credibilidade pois das duas uma! Ou o povo tem razão, e não há classe que se safe neste nosso jardim beira-mar plantado, ou, o povo não sabe o que diz e é tudo gente séria! Contagiado pela descrença popular começava também eu a pensar que ninguém merece crédito! Nem Parlamento nem governo, nem políticos em geral! Nem juízes, nem gestores nem patrões de qualquer tipo! O Povão de todos duvida, e a nenhuns dá credito! Mas é então que surge uma luz ao fundo do túnel, uma “prestigiada” meretriz, conhecida de todos os varões da Invicta, decide escrever um livro! Livro esse que para além de algumas calúnias aponta também algumas suspeitas sobre certas pessoas e instituições.

Talvez ocupando no coração do povo um espaço vazio deixado pelo nosso sebastianismo, de repente, essa meretriz transforma-se talvez na única coisa credível em Portugal! De todos os supra mencionados o povo duvida, mas e dela? Dela não.. Com uma fé quase no patamar da religiosidade, o povo grita que ela tem razão, que é 100% credível e que quer sangue… se isto só por si não fosse curioso (ou mesmo digno de estudo sociológico) as próprias instituições nacionais (neste caso a procuradoria geral da republica, também ela sempre vítima da desconfiança popular) decide investir uma confiança dogmática na “senhora” criando uma task force de magistrados, pagos pelo nosso dinheiro, Para investigar certas ofertas de relógios e outros delitos menores.

Visto não haver delitos graves ou associações criminosas preocupantes desde gangs, máfias, pedófilas, assassinatos entre tantas outras coisas em Portugal, o “olho cego” da justiça vira-se para as palavras da meretriz!

Que conclusões podemos tirar? Quando todos são suspeitos e ela não? Quando o povo desconfia de todos e dela não? Quando ninguém com cargos de responsabilidade no pais merece credibilidade e ela merece? A conclusão poderá ser apenas uma!

Temos de criar um parlamento só de prostitutas, um governo de meretrizes, uma justiça de kengas, as empresas geridas por escorts e desta forma o povão já acredita piamente em tudo que elas disserem!

Os mais atentos ao texto poderão desarmar este argumento facilmente e dizer-me “ mas ó Fernando, nem todos acreditam nela! Só entre 6 a 8 milhões de portugueses, ou outros sabem que ela é uma prostituta e por dinheiro abre as pernas ou a boca! e que em ambas as situações pode fingir!”

Eu sei meus amigos eu sei…. Foi apenas um pensamento….

1 comentário:

  1. Tirando alguns erros ortográficos o texto, com o seu quê de curioso e até mesmo de uma original fundamentação, deixa um pouco a desejar na sua conclusão, pois daria sem dúvida para escrever mais um ou outro parágrafo para finalizar em beleza o teu pensamento profundo do futuro idealizado para Portugal.

    ResponderEliminar