segunda-feira, 16 de março de 2009

Das duas uma...


Os recentes números, que revelam que a criminalidade sofreu o maior aumento dos últimos 10 anos, merecem uma séria reflexão (Noticia). Não fora a (Proverbial) falta de memória do povo português e o Ministro Rui Pereira não teria condições para ocupar mais um dia o cargo de Ministro da Administração Interna. Se não Vejamos:

Sou só eu que me recordo de há uns meses atrás, este aumento de criminalidade violenta, nos entrar todos os dias pela TV? Isto aos mais afortunados, pois alguns cidadãos, não tendo a mesma sorte, sentiam na pele e não na TV a crescente insegurança.

Apenas eu vi os assaltos a bancos, ourivesarias e bombas de gasolina? Os carjakings e os tiroteios em bairros sociais? As imagens de videovigilância que, todos os dias, nos mostravam encapuçados com armas de calibre de guerra a roubarem tudo que tivesse valor?

E terei sido também só eu que ouvi o Sr. Ministro dizer “Não existe um aumento de criminalidade! Nada disso, apenas um maior mediatismo! Passa mais na televisão logo cria uma falsa sensação de insegurança nas pessoas!”? E assim foi, vezes sem conta este discurso (embrião da campanha negra) acompanhado de meia dúzia de acções policiais mediáticas sem qualquer tipo de resultado prático.

E agora Sr. Ministro? Só existem duas hipóteses:

Hipótese A – O Sr. ministro acreditava no que dizia, que não havia mais criminalidade. Isso faz dele incompetente, pois todos se aperceberam menos ele, o que não é admissível em nenhuma circunstância a um Ministro de qualquer tutela. Consequentemente tem de ser demitido.

Hipótese B – O Sr. ministro sabia perfeitamente que a criminalidade estava a aumentar (como qualquer português) e optou por mentir às pessoas. Nesse caso é mentiroso e tem de ser demitido.

Seja qual for o cenário é imperdoável e retira toda credibilidade a um Ministro que cada vez mais aparenta estar seguro no governo apenas por um “avental”.

Se eu fosse desconfiado poderia dizer que vejo aqui um padrão. A INSEGURANÇA era sentida por todos, o governo negou tudo até a frieza dos números porem a descoberto a realidade. Proponho-vos um exercício, substituam a palavra insegurança por a palavra crise. A CRISE era sentida por todos, o governo negou tudo até a frieza dos números porem a descoberto a realidade.

Como se diria num tribunal anglo-saxónico I rest my case.

Sem comentários:

Enviar um comentário